Pedalar na melhor Idade

terceira-idade

A prática de esportes é essencial em todas as fases da vida, ela oferece melhor condicionamento físico, resistência, aumento da massa muscular, bem-estar físico e também mental — pois libera serotonina e endorfina, substâncias ligadas à felicidade e ao relaxamento, e após os sessenta anos ela trará ainda mais benefícios ao corpo e à mente.
A capacidade e a resistência física nessa idade diminuem e a prática de esportes auxiliará evitando a degeneração do corpo e da capacidade mental. A bicicleta além de propiciar todo esse ganho também trará o lazer ao dia-a-dia da pessoa.

Quer saber mais sobre as vantagens de pedalar na melhor idade?

Então confira nossas orientações logo abaixo!

E por que usar a bicicleta na melhor idade?
O ciclismo, pelos especialistas, tem se mostrado como uma atividade completa, pois possibilita a realização de esforço físico e aeróbico em movimentos suaves e com pouca possibilidade de impacto ou estresse.

Isso faz da bicicleta uma aliada das pessoas acima dos sessenta anos, que precisam se exercitar com cuidado e sem grandes riscos de lesões. Que pode ser praticada em parques e pistas próprias, oferecendo mais segurança. Os incentivos na prática nas cidades têm se mostrado grande com investimento cada vez maior em ciclovias e criação de espaços próprios.

Os principais benefícios:

*Fortalecimento Muscular:

Ao pedalar, o ciclista movimenta pernas, glúteos, coxas e abdômen, com a prática regular do exercício os músculos tendem a crescer e a ficar mais firmes, tonificando toda a região. Melhora seu equilíbrio e resistência, facilitando outras atividades, como caminhadas, corrida e o próprio cotidiano.

*Melhora a respiração

Como toda prática aeróbica, o ciclismo melhora o ritmo de respiração, ampliando a capacidade pulmonar, aumenta seu condicionamento físico e consequentemente apresentará “mais fôlego”.

*Socialização

São inúmeras as oportunidades de socialização, sendo comum que ciclistas pratiquem em dupla ou em grupos seus esportes — ou ainda, se sozinhos, passem a conversar com outros praticantes.

*Exercício de baixo impacto

Como recuperar a força dos músculos e do coração e não comprometer as articulações? O ciclismo é uma atividade de baixo impacto e possibilita isso.

Qual a importância da boa alimentação para ciclistas de terceira idade?

A escolha dos alimentos reflete diretamente no desempenho do ciclista durante a pedalada. As consequências ainda extrapolam o rendimento na bicicleta e afetam a saúde física: as dores musculares e o mau funcionamento do organismo são sintomas comuns quando se descuida da dieta.

Mas que alimentos devem consumir?

  1. BETERRABA

A beterraba produz óxido nítrico no organismo, importante dilatador de vasos, o que favorece o transporte de sangue oxigenado aos músculos. O resultado? Melhor rendimento no pedal!

  1. ESPINAFRE

Ele nutre os músculos e elimina as toxinas dos vasos sanguíneos, além de fornecer energia para o corpo. A exemplo da beterraba, o espinafre ajuda a melhorar o desempenho físico.

  1. IOGURTE

Fonte de cálcio e carboidratos, o iogurte fortalece e estimula o crescimento do tecido muscular. Antes de pedalar, ele é uma boa pedida acompanhado de frutas e cereais.

  1. MAÇÃ

A fruta é rica em vitaminas, o que é excelente para fortalecer a imunidade, e contém propriedades antioxidantes. A maçã modera o apetite, por isso é bom comê-la antes do passeio.

  1. PÃO INTEGRAL

Ele é uma fonte preciosa de energia por ser rico em carboidratos. Além disso, graças às fibras, auxilia no funcionamento do intestino.

E lógico beber água!

Hidratar-se é o hábito indispensável na dieta não só do ciclista, mas de qualquer ser humano. A regra é beber água antes, durante e depois dos exercícios sem esperar sentir sede, porque ela já é sinal de desidratação.

Outra forma apropriada de ingerir líquidos é por meio de alimentos com alto potencial de hidratação. Entre eles, estão: leite, alface, morango, ovo, acerola, melancia e maçã.

Antes de subir na bicicleta faça uma análise médica e verifique se está apto a realizar o exercício.

Que tal já conferir uma bicicleta e já iniciar essa prática: www.lojagtsm1.com.br

Bicicleta KS Retrô: https://bit.ly/2WLr9t3

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.